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Secretária de Saúde avalia trabalho desenvolvido em 2015

Data: 11/01/2016

A secretária de Saúde Benildes Peliser avalia de forma positiva o trabalho desenvolvido à frente da secretaria durante o ano de 2015 e afirma ter se dedicado exclusivamente ao atendimento da comunidade machadinhense.“Para mim, apesar de todo o trabalho, 2015 foi um dos melhores anos da minha vida. Trabalhei muito, foi um ano em que trabalhei exclusivamente para a Secretaria de Saúde”, comenta Benildes. “A minha avaliação é muito positiva”, acrescenta.A secretária salienta o aprendizado obtido durante este período de trabalho, já que foi uma experiência nova em sua vida. “Só vou ter coisas boas para levar deste ano. O trabalho dignifica, enobrece e eu aprendi muito”, diz.Uma dos maiores desafios na tarefa de prestar serviços de saúde à comunidade é a imprevisibilidade, já que não se pode prever quando um problema de saúde pode acometer as pessoas. “Aqui nós temos sempre imprevistos, ninguém sabe quando vai ficar doente e ninguém sabe quando acontece um acidente”, analisa Benildes. Apesar desta particularidade do trabalho, a experiência e o equilíbrio preparam para a solução dos problemas de forma ágil. “Nós nos habituamos aos imprevistos e quando se está habituado, preparado e mantém o seu equilíbrio, se encontra soluções imediatas. Graças a Deus a gente conseguiu fazer tudo isso este ano. As coisas foram acontecendo, a gente foi resolvendo e acredito que não houve nenhum problema de alguém ter sido prejudicado por falta de atendimento, por falta de transporte ou por falta de encaminhamento”, enfatiza a secretária.Para Benildes, apesar de a avaliação do ano que passou ser positiva, também existem fatores a ser corrigidos. Exemplo disto é a perda de atendimentos por falta de comparecimento às consultas marcadas pelos munícipes. “Nós perdemos 71 entre consultas, exames e algumas cirurgias SUS”, afirma. Agendamento para atendimento através de convênios também apresentam falhas no comparecimento. Todos estes serviços que deixam de ser acessados pelos pacientes geram custos à municipalidade.Outra solicitação da secretária é para que os pacientes compareçam à Unidade Básica de Saúde na primeira hora da manhã ou da tarde a fim de que o atendimento seja agilizado. “A gente pede que as pessoas venham até a Unidade Básica de Saúde na primeira hora da manhã e na primeira hora da tarde para facilitar a agenda do Posto de Saúde”, orienta.Também está sendo feito pela secretaria, agendamento prévio para vacinação. O procedimento é realizado para otimizar o uso das vacinas, já que elas estão em falta em todo o Brasil e até no mundo, de acordo com Benildes. “Está faltando vacina em todo o Brasil e até a nível mundial, então nós vamos ter que fazer agendamento de vacinas. Não se pode perder nenhuma dose de vacina”, esclarece. “Isto é ordem da coordenadoria e nós vamos ter que nos adequar”, conclui.

 

Fonte: Folha da Club


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