Na última semana, Alaor Cesar Maschio, Prefeito Municipal de Machadinho esteve na capital do estado participando do 13º Congresso Internacional do Leite. Na oportunidade foram apresentadas soluções para a produção de leite no estado pelos municípios participantes.
De acordo com o Prefeito Alaor, os municípios que se destacam na produção leiteira expuseram suas ações em favor do produtor de leite para o melhor desenvolvimento da atividade. A partir desta exposição de ações, Alaor detectou que Machadinho está andando em consonância com estes municípios que se destacam no setor. “Da grande maioria dos programas que as prefeituras demonstraram lá, Machadinho executa em favor da bacia leiteira, algumas coisas eles têm totalmente gratuita, cedidas ao produtor e algumas coisas com contrapartida do produtor e da mesma forma nós temos aqui”, comenta.
É consenso entre os municípios que participaram do congresso, a prioridade em se proporcionar condições de trafegabilidade nas vias públicas pelas quais se escoa a produção de leite diariamente. De acordo com Alaor, esta foi uma orientação transmitida aos gestores públicos, já que é um ponto em que o produtor não tem condições de solucionar com suas próprias forças. “O grande apoio para o setor leiteiro é manter as estradas em condições para a retirada deste leite, já que acontece quase diariamente. Esta foi a grande solicitação para os prefeitos, que tenham esta consciência da manutenção das estradas dos municípios que o produtor não tem como dar por si uma solução, esta é uma obrigação dos municípios”, destaca.
Também foi debatido no congresso, o atual cenário da atividade leiteira no que se refere ao retorno econômico gerado ao produtor. O momento não é de grande euforia, porém é uma atividade que gera oportunidades no campo e renda ao produtor, é o que diz Alaor. “Não é um momento de exaltação, mas ele (setor) tem uma linha reta, não decai de forma significativa. É um setor importante na nossa comunidade, move o pequeno produtor do nosso município e nós estamos com a intenção de manter o apoio que a prefeitura sempre deu”, destaca.
Fonte: Folha da Club