O Conselho de Segurança Pública (CONSEPRO) de Machadinho realizou reunião na última sexta-feira (31), quando foi definida a nova diretoria e discutidas ações para que este órgão continue colaborando com a segurança pública do município. As atividades são mais diretamente ligadas com a Polícia Civil e com a Brigada Militar.
A diretoria ficou composta pelos seguintes integrantes:
Presidente: Almir de Araújo
Vice-presidente: Lucas Grasman
Secretária: Marisa Biesek
2ª secretária: Benildes Peliser
Tesoureiro: Ilmo Tonon
2º tesoureiro: Ademir Reginato
Uma das principais constatações do conselho é que a comunidade precisa participar do processo de apoio as entidades que promovem a segurança pública, já que estas instituições dependem de repasses de esferas esta duais e federais de governo e este aporte financeiro costuma demorar para acontecer, colocando em jogo as condições de proporcionar segurança à comunidade. “O conselho só consegue colaborar com a Brigada Militar e com a Polícia Civil quando também a comunidade colabora com ele. Para isto ele desenvolve várias atividades,
tanto educativas na rua quanto nas escolas para a orientação no trânsito e para o transito e para segurança no geral”, comenta Marisa. “O conselho tem cobrado voluntariamente das comunidades e das pessoas que fazem eventos, uma taxa voluntária para que ele (CONSEPRO) possa contribuir com a Brigada Militar e com a Polícia Civil para aquisição de pneus e combustível para que as viaturas possam rodar, enfim, com muitas coisas que para conseguir do governo é muita burocracia e muito demorado”, acrescenta Marisa.
O conselho também estabelece convênios, um destes “possibilitou a construção do prédio novo da Brigada Militar e agora o CONSEPRO está estabelecendo um novo convênio com o município que vai manter o desenvolvimento das aulas de PROERD nas escolas, tanto municipais quanto estaduais”, afirma Marisa.
Fonte: Folha da Club