Saltar para o corpo principal da página

Comissão avalia a V Festchêmate, lll Femuca e comemoração dos 56 anos de aniversário de Machadinho!

Data: 22/07/2015

      A FESTCHÊMATE – Festa latino-americana do Mate, Feira da Indústria, Comércio, Turismo e Agropecuária teve realizada a sua l edição no ano de 2000. Reunindo os vários setores da economia e as mais diversas instituições do município de Machadinho, num misto de coragem, ousadia e determinação, demonstração de união e participação comunitária, alcançou plenamente seus objetivos, que era divulgar as potencialidades locais e ampliar a visibilidade desta Terra e seus indicativos de prosperidade. 

    A erva-mate, foi o produto local escolhido para o batismo do evento, visto já no ano de 1912, ter sido o motivo que atraiu para estas terras os primeiros colonizadores. Também, a organização do setor ervateiro local foi fundamental para a escolha da erva-mate como o produto representativo na festa oficial do município, pois já contava no ano de 2000, com a descoberta da Progênie cambona 4, hoje reconhecida e registrada pelo Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento como “Cultivar de erva-mate”, sendo também a primeira e única progênie bi-clonal de erva-mate do Brasil.

   Ao se fazer um resgate de uma Festa que tem história, enredo, conteúdo e uma grande significação, demonstra- se a preocupação com a preservação daquilo que identifica, valoriza e divulga o nosso município em nível regional, estadual e internacional, o que é muito positivo para uma cidade turística como a nossa. Junto à V Festchêmate aconteceu a lll FEMUCA, feira municipal de Comércio e Turismo, como intuito de se fortalecerem, o que foi de grande valia, uma vez que as duas saíram fortalecidas, agregando um maior número de entidades e pessoas. Atingiu-se um saldo positivo, ficando este reservado para eventos futuros.

  Apesar do tempo frio e chuvoso o evento aconteceu com sucesso de público, de aproximadamente dez mil pessoas, e de negócios, em torno de 3 milhões de reais. A presença de personalidades ligadas ao setor ervateiro engrandeceram o evento, tais como, representantes de Instituições entidades e Empresas: como EMBRAPA, Coca-cola, Consórcio Machadinho S.A, Tractebel Energia, Ibramate, SEBRAE, Prefeitura de Ilópolis, Turismate, SENAR, EMATER do Rio Grande do Sul, Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, Cooperativas regionais, Universidades Regionais, Associação de Produtores e Indústrias. Estes Pesquisadores, autoridades, estudiosos e empresários enalteceram Machadinho, na abertura do evento, elevandonos, pela importância, visibilidade e expressão que tem o Setor ervateiro em Machadinho e a erva-mate Cambona 4 – a nossa estrela, ressaltando também a importância do Turismo para o nosso crescimento e desenvolvimento. O sucesso do evento sedeve ao empenho, à dedicação e ao trabalho incansável de todas as entidades envolvidas, os coordenadores, apoiadores,expositores, patrocinadorese colaboradores.

   Em nome da Organização o agradecimento a todos os que fizerem acontecer a V FESTCHÊMATE/ III FEMUCA e com certeza outras virão e marcarão a História de Machadinho.

 

 FONTE:FOLHA DA CLUB


Arrow_Owl
Gallery big 6ca245700c5a4e1336ed2732c8f22df7
JORNAL 8.png