Saltar para o corpo principal da página

“Juntos Para Competir” realiza atividades com produtores machadinhenses

Data: 17/07/2015

O projeto Juntos Para Competir, organizado pelo SENAR, SEBRAE e FARSUL vem realizando atividades com os produtores machadinhenses e nesta semana dedica suas atenções à apicultura. Na última segunda-feira (13), aconteceu um curso de manejo básico com instrutor do SENAR na propriedade do produtor Mario Pollo. Na próxima sexta-feira (17), acontecerá uma oficina sobre meliponicultura, ou seja, produção de abelhas sem ferrão, também conhecidas na região como mirins ou alemãezinhos.

As atividades fazem parte da iniciativa que visa mobilizar os apicultores de Machadinho e desenvolver esta atividade que agrega valor a propriedade de duas formas, com a produção de mel e também com o auxílio na polinização das cultivares produzidas pelos agricultores. “Quando você está explorando a apicultura de maneira geral está agregando à uma atividade normal da propriedade, outra que não concorre com outras atividades. Quando se tem apicultura há uma elevação na produtividade pelo efeito de polinização que a abelha exerce na atividade de frutíferas principalmente”, diz Luzardi SartoriFilho, eng. agrônomo e instrutor do SENAR.

Luzardi enfatiza que o trabalho é direcionado ao grupo de produtores que compõe a associação, porém é aberto para outras pessoas interessadas em adquirir conhecimento sobre a atividade, já que trata-se de curso com conteúdo básico para o cultivo de abelhas. “Embora o curso seja direcionado ao grupo de apicultores daqui, ele não se restringe, fica aberto a outros produtores que quiserem iniciar nesta atividade”, destaca Luzardi.

 As inscrições podem ser feitas no STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) de Machadinho.

 

FONTE: FOLHA DA CLUB