Saltar para o corpo principal da página

Benildes Peliser comenta definições estabelecidas na 8ª Conferência Municipal da Saúde

Data: 17/07/2015

A Secretaria Municipal da Saúde realizou a 8ª Conferência Municipal da Saúde em Machadinho no último dia 03 de Julho (sexta-feira), onde foram estabelecidas algumas normas que serão seguidas a partir de então no atendimento em saúde pública no município.

A principal definição na conferência foi de que os usuários do sistema público de saúde devem cumprir também seus deveres para usufruir dos direitos. “Nós temos que cobrar da população quanto aos seus deveres e responsabilidades”, declara Benildes Peliser, secretária de saúde. “Responsabilizar os usuários que não comparecem nas consultas agendadas de especialidades, de alta e média complexidade ou não trazem os exames”, para o médico avaliar, destaca Benildes. Também deve ser limitado o número de consultas médicas, já que alguns usuários acessam o atendimento da Unidade Básica de Saúde várias vezes em curto espaço de tempo. “Tem pessoas que vem todas as semanas no Posto de Saúde para consultar. Tem lá uma dorzinha de barriga, uma tosse ou qualquer coisa que com um chá, com uma boa caminhada ou com uma boa dieta resolve”, destaca Benildes.

Os exames l a b o r a t o r i a i s também serão limitados, já que o estado não vem repassando recursos e o município não tem capacidade financeira para arcar com todos os custos. “O SUS, há três meses não envia nada, nós não estamos recebendo e a Prefeitura não tem como arcar com tudo”, diz a secretária. Cada paciente terá um número limitado de 3 ou 4 exames e deverá também entrar com uma contrapartida para o pagamento dos mesmos.

Outro ponto destacado na conferência é a necessidade de o paciente respeitar o parecer profissional quanto ao diagnóstico ou necessidade de determinados exames, quem estabelece isto deve ser o médico e não o próprio paciente definir qual é sua necessidade como muitas vezes acontece em pessoas que já chegam à consulta afirmando o problema que têm e os exames que necessitam. Todas as quartas-feiras, às 16h, as equipes de profissionais da saúde se reunirão para avaliar o trabalho e planejar o serviço realizado. “As equipes precisam sentar, precisam se reunir e discutir, nós precisamos disto para realizar um melhor trabalho. De acordo com os novos programas a gente tem que fornecer muitos dados e nós precisamos parar e sentar para isso”, esclarece Benildes. Nestes horários não haverá atendimento ao público.

Alguns pleitos da Secretaria de Saúde são: um Plano de Carreira para alguns profissionais de saúde que ainda não dispõe disto e mais um veículo de uso coletivo para que possa ser disponibilizado um carro menor para o atendimento de pacientes acamados e que necessitam de visitas em casa dos profissionais de saúde. Estas definições foram debatidas, votadas e aprovadas pelos presentes na conferência e a partir de então estão sendo implantadas pela Secretaria de Saúde.

 

FONTE FOLHA DA CLUB


Arrow_Owl
Gallery big bd66ebf44ffaa441670371cf9413e120
jornal 4.jpg