Na manhã desta sexta-feira (21) foi iniciada em Machadinho a Blitz de Carnaval, atividade de mobilização e conscientização, organizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e demais entidades apoiadoras, a fim de alertar motoristas e pedestres sobre os direitos da criança e do adolescente.
A psicóloga do CREAS do município Larissa Borsato Menon, destaca a motivação da ação. Segundo ela, de modo geral a iniciativa busca sensibilizar a população sobre o consumo abusivo de álcool, a negligência e a importância da proteção física, psicológica e sexual do público infanto-juvenil. Outro destaque é a data definida para a mobilização, tendo em vista que no carnaval é maior consumo de bebidas e drogas. Larissa reforça o comprometimento da família em orientar os filhos sobre a importância da prevenção e o risco no consumo de drogas e álcool. Não menos importante é a denúncia de casos que comprometem o direito da criança e do adolescente, viabilizando assim a busca pela solução do problema.
O Projeto “Blitz de Carnaval” tem como lema: Brinque o carnaval sem brincar com os direitos da criança e do adolescente e conta com a parceria do Conselho Tutelar, CONDICA, Brigada Militar e Policia Civil. O Sargento da Brigada Militar de Machadinho, Sargento Pompeo reforça o importante trabalho de prevenção e compromisso dos pais em proteger seus filhos. Na oportunidade, Pompeo destaca que nesta época é reforçado esquema de segurança no município para evitar acidentes e violação de direitos.
A ação está sendo realizada em duas frentes de trabalho. Primeiramente durante todo o dia a blitz abordará motoristas e pedestres com panfleto de orientações e distribuição de máscara de carnaval. Já a outra equipe, visitará estabelecimentos que comercializa bebidas alcoólicas com o objetivo de conscientizar proprietários que a venda de álcool a menores de idade é crime.