A hidroterapia é um tratamento realizado em piscinas aquecidas, com o auxílio de um profissional da fisioterapia e que pode auxiliar na recuperação de disfunções ortopédicas, coordenação motora e melhora do sistema respiratório.
No dia 28 de novembro,aconteceu o encerramento anual das atividades de Hidroterapia. Para as Fisioterapeutas da UBS do município,Ana Paula Ceriotti e Tatiane Grisonos benefícios do tratamento são diversos, como redução da dor, aumento da amplitude do movimento e força muscular. Conforme Ana Paula “a indicação mais comum é para pacientes que apresentam elevado nível de dor, edema de extremidade, desvio de marcha, diminuição da mobilidade e flexibilidade, fraqueza muscular, impossibilidade de sobrecarga nos membros inferiores e contraturas” comentou.
O tratamento possui poucascontraindicações e os riscos são mínimos. A fisioterapeuta Tatiane destacou que “a restriçãoé para pacientes com feridas abertas e pacientes muito debilitados, que necessitam de acompanhante durante a atividade”.
As aulas de Hidroterapia terão retorno no dia 09 de janeiro do próximo ano, sendo realizadasem grupo pelas Fisioterapeutas todas as quintas-feiras á tarde, às 13:30 horas, mediante encaminhamento médico, entregue na sala de Fisioterapia, na Unidade Básica de Saúde.