O mês de agosto é destinado para a prevenção e combate à violência contra mulher.
Na data de 27 de agosto foi promovido nas dependências da Secretaria de Assistência Social um encontro para mulheres no intuito de levar informações a cerca da Lei Maria da Penha e os procedimentos a serem adotados em casos em que a mulher seja vitima de violência.
Entende-se por violência toda e qualquer ação ou omissão que cause morte, sofrimento físico, sexual, psicológico, moral ou patrimonial, sendo essa praticada não apenas pelo companheiro e sim em qualquer relação intima de afeto,na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida independentemente de morarem sob o mesmo teto. Nesses casos a mulher deverá realizar denuncia nas Delegacias ou disque 180, podendo solicitar medida protetiva de afastamento do agressor.
O encontro foi ministrado por integrantes do projeto “Mais Marias” desenvolvido pela Ordem dos Advogados do Brasil-OAB de Lagoa Vermelha, as quais prestam trabalho voluntário de apoio e orientação às vitimas.
As técnicas do CRAS, Sra. Emanuele Borges e Deborah Polo desenvolveram ainda ações com meninas adolescentes abordando a temática referente aos relacionamentos abusivos.
Relação abusiva é aquela em que predomina uma relação de poder sobre o outro gerando sofrimento. O foco do trabalho foi na prevenção de futuros casos de violência contra a mulher,uma vez que, percebe-se que é na adolescência que se iniciam as relações de afeto, sendo imprescindível orientar sobre como identificar e como sair de uma relação que não é benéfica e saudável.
Na ocasião foram entregues material informativo sobre o assunto.