A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a 6ª Coordenadoria Regional, promoveu na última segunda-feira (26) uma reunião para organizar os trabalhos relacionados à prevenção da Febre Amarela.
A partir do levantamento de dados, foi contatada a proximidade da chegada do vírus por meio de corredores ecológicos. Conforme Jader da Cruz Cardoso, Biólogo que atua no Senso Estadual de Vigilância em Saúde, a região Sul já teve registros em pontos dos estados vizinhos. Machadinho juntamente com municípios da região, são propícios para que haja a entrada da doença. O profissional destaca a necessidade de imunização e sobre tudo, a participação da população em informar questões relacionadas à morte de macacos para que o serviço de saúde possa agir e imediatamente detectar a presença do vírus para ação de controle.
Além das orientações da reunião, a equipe regional fará nesta semana, visitas em localidades especificas no interior do município, em localidades com mata nativa, para levantamento de dados e esclarecimentos para a população como estratégia de prevenção.
A secretaria informa a comunidade para que fique atenta ao aparecimento de macacos ou bugios mortos. Qualquer chamado por der feito pelo número 150. Ressaltando que os primatas são apenas vítimas da doença e não causadores da mesma. A Febre amarela é uma doença transmitida por mosquitos silvestres e pode levar a morte. Toda a população deve estar imunizada por meio de uma dose da vacina.
Ouça a entrevista: