No mês de maio, a fonoaudióloga Juliana de Lima Theodoro iniciou uma capacitação para os professores da rede municipal de Machadinho sobre o Autismo. A ideia surgiu da carência de conhecimentos técnicos na área para o atendimento diário desta clientela. A fonoaudióloga Juliana, que é especialista em Linguagem, salientou que além do atendimento clínico é imprescindível que haja a continuidade do manejo correto destes pacientes tanto em casa, quanto na escola, e foi o que a motivou a criar este treinamento específico para os professores.
Nesta formação, que ocorreu na sala de reuniões do Posto de Saúde em cinco encontros de uma hora e meia cada, foram abordados os seguintes temas:
- Gerenciamento de Comportamentos-problema;
- Personalização e Implementação de Agendas Visuais;
- Planos Educacionais Individualizados;
- Estratégias de Recompensa;
- Comunicação Funcional;
- Dez Coisas que a Criança com Autismo Gostaria que Você Soubesse;
O treinamento contou com a participação de vários professores da rede municipal, da psicóloga Gabriela Mar e da Equipe Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com as avaliações sobre os encontros, destacou-se a importante troca de experiências que ocorreu entre os membros do grupo e o anseio de dar continuidade ao projeto. A fonoaudióloga reforçou ainda, que capacitar os educadores para melhor atender esses sujeitos implica na formação de indivíduos mais produtivos, capazes e independentes, “ainda nos cabe a tarefa de agir como agentes multiplicadores e munir a população em geral com mais conhecimento sobre o assunto e, assim reduzir o preconceito e dar o devido respeito e oportunidades aos portadores de Autismo” declarou Juliana.