Nesta segunda-feira, dia 17 de junho, é o segundo dia D. Todos os professores da rede estadual e municipal de ensino participam de um dia de estudos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG).
Não apenas Machadinho, mas todos os municípios do Rio Grande do Sul tem este momento de discussão e estudos sobre os documentos que nortearão a educação nacional.
Ter uma Base Nacional Comum Curricular é essencial para reduzir as desigualdades educacionais de um país. Então, definir o que ensinar em cada etapa escolar permite estabelecer expectativas de aprendizagem e critérios de qualidade que poderão ser cobrados com mais eficiência.
O currículo nacional também permite às escolas trocas de experiência e até a redução de custos, já que os materiais didáticos serão produzidos e adquiridos em maior escala. A base busca se fundamentar no que os estudantes precisam aprender e não em como ensinar, que ainda segue como função de professores e gestores.
A adoção de um currículo único poderá garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns em todo o Brasil.
Após a BNCC estar pronta, foi elaborado então o Referencial Curricular Gaúcho objetivando acrescentar conteúdos específicos do Rio Grande do Sul, resgatando a história dos diferentes povos que formaram o estado. Além disso, foram incorporados ao currículo conteúdos com temáticas tradicionalistas nas áreas de cultura, religiosidade, linguística, folclore e literatura.
Neste dia D, além de estudar e compreender todo este material é iniciada a construção do currículo Municipal, tendo como base os dois documentos citados.
O currículo municipal é territorial, ou seja, escolas estaduais e municipais terão conteúdos em comum.
Para esta construção, será necessária também contribuição da comunidade escolar. Portanto, durante a próxima semana será enviado um questionário para os pais ou responsáveis responderem e reenviarem para a escola.
Este questionário possui perguntas relacionadas à realidade local e ao que os pais julgam importante ensinar na escola de seu filho.
É de suma relevância que o questionário seja respondido com atenção e desta forma possa contribuir na construção deste documento tão importante para a educação municipal.
SMEC Machadinho
Ouça a entrevista: