O Programa de Saúde na escola (PSE) está sendo desenvolvido em toda a rede municipal de Ensino. Este projeto objetiva contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
O público beneficiário do PSE são os estudantes e para o planejamento destas ações considera-se o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde e a capacidade operativa em saúde dos discentes.
A secretaria Municipal de educação e a Secretaria da Saúde já iniciaram os projetos que farão parte do programa. Entre alguns temas estão:
- Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti
- Promoção das práticas corporais, atividades físicas e lazer;
- Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
-Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;
-Prevenção da violência e dos acidentes;
- Identificação dos alunos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
- Promoção e avaliação da saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
- Verificação e atualização da situação vacinal;
- Promoção da alimentação saudável e identificação dos alunos com possíveis sinais de alteração;
- Direito sexual e reprodutivo e prevenção de doenças sexualmente transmitidas (DST) e AIDS;
- Promoção da saúde ocular e identificação de alunos com possíveis sinais de alteração.
A ação intersetorial se dá em todas as esferas de governo e é fundamental para construir intervenções integrais de educação e saúde. É no diálogo entre os representantes dos diferentes setores que será possível aprofundar saberes e constituir práticas que considerem as potencialidades e vulnerabilidades locais, assim como a criação de atividades que promovam atuação compartilhada e fortalecida junto à comunidade, tendo a escola e a unidade de saúde como instituições responsáveis.
Fonte e Fotos: SMEC Machadinho