Saltar para o corpo principal da página

Secretaria de Saúde mobiliza equipe no combate ao Aedes Aegypti

Data: 19/03/2016

Engajados com uma causa nacional, os integrantes da equipe da Secretaria de Saúde de Machadinho se mobilizaram no combate ao Aedes Aegypti na última sexta-feira (12). Frentes de trabalho se deslocaram até as ruas do município promovendo a conscientização da comunidade sobre o perigo representado pelo inseto.Também foi utilizado um carro de som para fazer um chamamento à população para que cada cidadão cuide do seu próprio espaço, já que o poder público não pode exercer a função particular de cada um. “Cada um tem que ser responsável pelo seu território, cada um tem que ser responsável pelo seu lixo”, comenta Benildes Peliser, secretária de saúde do município.

A orientação da Coordenadoria de Saúde, de acordo com Benildes, é para que a partir de agora, as Agentes de Saúde trabalhem 20h por semana no controle de criadouros do mosquito. “O Ministério da Saúde determinou que as Agentes de Saúde trabalhem 20h em função da dengue. ‘O que elas vão fazer?’ Assim como as agentes passam nas casas para fazer as suas visitas, agora elas vão passar também para fazer a vistoria”, enfatiza. Conforme Benildes, as Agentes de Saúde passam a ter autoridade para alertar as famílias para que recolham recipientes que possam acumular água e, consequentemente possam se transformar em criadouros do mosquito. “Em uma próxima visita (depois de orientar a família), se a família não recolheu, a casa vai ser notificada e depois disso pode vir uma multa”, informa a secretária.

Benildes ressalta que não existem vacinas para as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, por isso o melhor a se fazer é mesmo prevenir para que o inseto não se prolifere no município. “Nós temos que evitar que o problema se instale aqui e não é difícil, é simplesmente cada um cuidar e fazer sua parte. Nós queremos sempre: saúde e qualidade de vida e agora isto cabe a cada um de nós”, conclui.

FONTE: Folha Club