O cenário atual da economia não é o mais favorável possível, pelo contrário, é preocupante, o que afeta também a situação financeira dos municípios, porém, apesar das dificuldades, a Administração Municipal de Machadinho vem conseguindo superar os problemas e atender a população de maneira satisfatória, é o que afirma o Prefeito Alaor Cesar Maschio.
“Dentro do contexto, nós estamos com a economia do município transcorrendo de uma forma normal, com as contas em ordem e as perspectivas de despesas, todas dentro de um orçamento projetado com uma capacidade de pagamento. Isto tem que ser, não pode ser diferente”, analisa o prefeito.
Apesar da boa condução do município, Alaor admite alguns pontos que precisam ser melhorados. Entre eles, destaca pontos de estradas do interior que demandam de melhorias. “Alguns trechos, em função das chuvas dos últimos tempos e a falta de manutenção, estão transitáveis, mas com bastante dificuldade, mas nós estamos em busca de soluções”, afirma. A principal dificuldade neste trabalho, segundo Alaor, é a localização das cascalheiras que estão à disposição da Secretaria de Obras. “Nós não temos ainda uma cascalheira bem situada. Temos a possibilidade de adquirir uma cascalheira, estamos ponderando a questão de preço. A gente tem que seguir o orçamento, fazer aquilo que é possível, não podemos exorbitar no que se paga”, avalia Alaor. A aquisição desta cascalheira deve proporcionar melhores condições de atender as regiões que se encontram com as estradas em piores condições.
Também é citado pelo prefeito como dificuldade, o fato de dois motores de máquinas importantes para o trabalho das equipes da prefeitura terem apresentado problemas ao mesmo tempo. “Trancou o motor do carregador que assessorava o britador no carregamento de pedra e na retirada de brita e também trancou o motor do britador”, comenta. Os motores estão na oficina para conserto e a Administração aguarda o resultado de laudo técnico que deve apontar os motivos que levaram a este problema ocorrido na mesma semana com os dois motores. “É uma coincidência muito grande, duas máquinas que sempre receberam manutenção e com as quais sempre houve uma preocupação do setor mecânico da Prefeitura em se fazer devidamente esta manutenção, isto não poderia ter acontecido. Então a gente está bastante preocupado em ver o laudo técnico que vai apontar como estas máquinas tiveram estes problemas, já que os operadores e o mecânico vinham dando a manutenção da forma que precisavam”, analisa o Prefeito. Os problemas com estas máquinas impactam diretamente na capacidade de trabalho em manutenção de estradas do interior e também na construção de calçamentos em ruas do perímetro urbano do município.
Com relação à UBS (Unidade Básica de Saúde), Alaor manifesta a expectativa de inaugurar o novo prédio ainda no mês de março. “Nós temos a perspectiva de inaugurar no mês de março, os dois prédios que foram feitos para o Posto de Saúde”, afirma.
A UBS é uma das obras executadas pela Administração Municipal, assim como esta, várias outras estão sendo construídas no município. De acordo com Alaor, apesar das dificuldades nos repasses de recursos de esferas superiores de governo, o andamento das obras segue com normalidade. “Nós temos várias obras acontecendo e em nenhum momento elas paralizaram, quando o repasse de uma não acontecia, outra estava em andamento e neste momento, graças a Deus, todas estão em andamento”, conclui Alaor.
FONTE: Folha da Club